WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
SBC/Funcor
Fortaleza é a primeira cidade a realizar a Semana do Coração

Fazer pressão política é prevenção primordial

 

 

:. SBC/FUNCOR .:

 




Fortaleza é a primeira cidade a realizar a Semana do Coração 

 

David Brasil em palestra no Simpósio SBC/Funcor, em Fortaleza.

A SBC/Funcor promoveu em Fortaleza, no Ceará, a primeira Semana do Coração na Secretaria de Saúde do Estado, no dia 28 de abril, com a distribuição de folhetos, realização de caminhadas, medição de pressão e orientação à população de como ter uma vida mais saudável. O objetivo do evento, que será organizado em 70 outras cidades, é reduzir a incidência de mortes por doenças cardiovasculares e alertar a população para ter uma vida mais saudável.

Segundo o coordenador José Maria Bonfim de Morais, o evento na capital cearense foi um sucesso e teve a participação de dezenas de pessoas. O cardiologista contou com a colaboração da enfermeira da Secretaria de Sa úde, Sandra Solange, e com o representante SBC/Funcor no Estado, Antônio Petrola. "Não foi uma tarefa fácil realizar uma programação como esta com poucos recursos, mas com o empenho de todos pudemos comemorar os bons resultados", conta Bonfim de Morais.

Paralelamente à Semana do Coração, a SBC/Funcor, com o apoio das empresas AstraZeneca, Biolab, Biosintética, Libbs, Omron e Roche Diagnostica, promove o maior estudo sobre a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares já realizado no País e Fortaleza está entre as 70 cidades participantes do Projeto Epidemiológico Corações do Brasil.

A pesquisa terá a metodologia coordenada pelo Instituto Vox Populi. Os fatores de risco estudados serão: hipertensão, colesterol, obesidade, tabagismo, diabetes, sedentarismo, doença vascular periférica, álcool e drogas ilícitas. Para isso, serão preenchidos questionários padronizados e realizados exames como: medição de pressão arterial, índice tornozelo-branquial, glicemia, colesterol e triglicérides.

O diretor-executivo da SBC/Funcor, Raimundo Marques do Nascimento Neto, conta que a iniciativa de mapear os fatores de risco cardiovasculares tem o apoio do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais. "Com os resultados, será possível promover ações de prevenção e comparar o impacto delas na saúde da população", prevê.

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.